10 termos essenciais sobre SEO que deve conhecer

2014.SET

É novo nestas questões de SEO? Sente-se perdido em toda esta terminologia? Conheça o significado de alguns termos que o podem ajudar a compreender esta temática.
Em primeiro, claro, o que é SEO?
SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization, e em português traduz-se normalmente para "Otimização para motores de Pesquisa". Na realidade é um conjunto de boas práticas que permitem que os motores de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros, "leiam" de forma otimizada as páginas de um website potenciando assim melhorar o posicionamento de um site numa página de resultados quando é feita uma pesquisa.

• Anchor text ou Texto Âncora
texto em que é colocado um link para outra página, ou mesmo outro website.
Nestes textos âncora recomenda-se que se utilizem "palavras ou expressões chave" para o tema da página de destino. Por exemplo, se se pretende fazer uma ligação a uma página acerca de "sapatos vermelhos" o ideal é que na página original o texto âncora seja "sapatos vermelhos", por exemplo:
Veja aqui a nossa oferta em sapatos vermelhos!
Como em tudo em SEO a boas práticas recomendam que a sua utilização numa página, ou mesmo num website, não deve ser excessiva e deve ser relevante no conteúdo da página.

• tag
Estrutura da linguagem de programação (html ou xml) que contém instruções. As tags podem ter várias funções, nomeadamente para definir como apresentar a texto/ imagem ou serem "tags" informativas da página e que são lidas pelos motores de pesquisa.

• Title tag
Este elemento do código define o título de uma página web e é apresentado nos "tabs" ou "separadores" do browser. Numa pesquisa este "title" é também apresentado na primeira linha da apresentação de cada resultado (antes mesmo do URL). Este elemento é importante quer para os motores de pesquisa quer para os utilizadores saberem qual o tema da página web. Como boa prática aconselha-se a criar título páginas únicos e relevantes para cada página do website.

• Meta description
Este é outro elemento que é uma tag de .html e tem como propósito descrever a página de um site, apenas no código, isto é, não é visto na página web resultante. Apesar de este elemento não ter um efeito no ranking de uma pesquisa, é importante pois é o texto que será apresentado como resultado de uma pesquisa para apresentação da página, ou seja, é o pequeno texto que aparece a seguir ao Title tag e ao URL na apresentação de cada resultado numa lista de pesquisa, o "Title tag" e a "meta description" são os elementos que apresentam o seu site a quem procura e, para além da posição em que um website aparece numa lista de pesquisas, serão determinantes para o utilizador decidir se clica naquele resultado ou escolhe um outro.
Neste caso o texto deve ser curto (160 caracteres, no máximo), deve ser único, apelativo e incluir uma "Call-to-Action" mas deve estar sempre de acordo com o próprio conteúdo da página web que descreve, ou não será apresentado na pesquisa.

• 301 redirect
Quando uma página de um web site é apagada ou um URL alterado não desaparecem "automaticamente" no universo digital, ou seja, na web há memória da página ou URL e este pode ser apresentado em pesquisas durante algum tempo, sendo que se algum clicar nesse resultado obtém uma mensagem de erro porque na realidade a página já não está lá. Com o "301 redirect" é dada ordem para redirecionar o utilizador que clique num URL ultrapassado para uma página específica que esteja ativa.

• SERP
SERP é Search Engine Results Page ou página de resultados de motor de pesquisa. Na prática é a lista de resultados que se obtém quando se faz uma pesquisa.

• Keyword
Keyword ou palavra-chave é um dos termos mais utilizados em SEO. Este termo refere-se não só a uma palavra chave, mas também a uma expressão chave e pretende referir-se as palavras e/ou expressões que caracterizam o seu produto, marca, serviço ou no limite tema de cada página web.
São importantes porque ajudam os utilizadores e os motores de pesquisa a perceberem qual o assunto de cada página web. As palavras-chave têm uma ampla utilização, desde logo com uma tag com o seu nome, mas devem essencialmente ser utilizadas em todos os textos que compõem uma página web: title tags, títulos na página e no texto propriamente dito, para ajudarem os motores de pesquisas a identificar o tema de cada página e associaram-no de forma relevante a cada pesquisa. Como já referimos, cuidado, esta prática não deve ser utilizada em excesso mas de forma natural, ou acabará pro ter um efeito penalizador.

• Indexing
Indexing ou indexação é o processo do motor de pesquisa de recolha e armazenagem de informação de toda a web. Os motores de pesquisa estão constantemente a procurar na web novas páginas e páginas atualizadas, e quando de facto encontram páginas novas procedem à sua "indexação", passando a ser consideradas nos resultados de uma pesquisa.

• Links
Quando se fala em SEO, existe referência a dois tipos de link: internos e externos (a um website).
Links internos são os que ocorrem dentro de um mesmo website. Por exemplo, os links de navegação entre páginas (menu).
Links externos são os que vêm de, ou fazem referência a, páginas de outros websites, ou seja, quando alguém faz ligação ao nosso website ou quando nós fazemos a ligação a outro website.
Em termos de SEO todos os links são importantes muito embora os links para o nosso website tenham especial importância, pois indicam o nosso website como referência no tema em questão. As boas práticas recomendam que se tenha boa estrutura de links internos que permitam que uma fácil navegação entre páginas. Como regra geral refere-se que nenhuma página deves estar a mais de 2 links da homepage.
A nível externo a situação ideal é ter conteúdos relevantes e bem desenvolvidos que os utilizadores queiram partilhar, fazendo link para a nossa página.
Como vem sendo referido a utilização de esquemas de links de forma não natural pode resultar em penalização no ranking nas pesquisas.

Adp. Titan SEO