Google: A velocidade das paginas para telemóveis como fator de classificação

2018.FEV

A google anunciou no final de janeiro que, a partir de julho de 2018, passará a usar a velocidade de carregamento das páginas para telemóveis como fator de classificação um ranking nos resultados de pesquisa feita com estes dispositivos.
Desde 2010 que a velocidade de carregamento é um fator de classificação de paginas, em termos de ranking dos resultados para as pesquisas feitas com desktop. A partir do próximo mês de julho, a pesquisa feita a partir de telemóveis vai também passar a esse critério. Para o efeito a Google desenvolveu um novo algoritmo de classificação, a que deu o nome de “Speed Update“, que penalizará as paginas que oferecem uma experiência mais lenta aos utilizadores.

Existe ainda algum tempo para a adaptar o seu site a estas novas regras. A Google recomenda o uso do novo relatório da PageSpeed Insights ou ferramentas como o LightHouse para analisar a performance das paginas e obter recomendações de melhoria.

No entanto, no caso da ferramenta PageSpeed Insights, não se espante se não obtiver resultados em termos do desempenho da velocidade (tipicamente Fast, Average, or Slow) e em seu lugar um cinzento “Unavailable”. A indicação de velocidade, para ser para ser determinada, necessita de tráfego e dados suficientes do relatório de experiência de utilizador do Chrome.

Se verificar que o seu website necessita de ser melhorado em termos de desempenho, contacte-nos, e conheça os nossos serviços nesse âmbito!

Fontes: developers.google.com; searchengineland.com