Google Analytics e Referral Spam

2015.MAI

Provavelmente verificou que, nos últimos meses, o nº de acessos por referral ao seu site no Google Analytics aumentou. Estes dados podem induzir em erro pois sabe-se que uma parte destes acessos são falsos e resultam de spam na web.
Os acessos por "referral" são os que ocorrem por via de sites terceiros que fazem link ao nosso site. Este aumento poderia significar boas notícias: estão a ser feitas ligações ao nosso site através de outras páginas web e as pessoas estão interessadas em seguir o link até ao nosso site. No entanto, é preciso cautela a analisar estes dados pois tem-se verificado que uma parte (significativa) destes acessos são falsos e resultam de spam na web. Na prática, utilizam uma vulnerabilidade do Google Analytics que permite que terceiros se identifiquem no analytics como sendo um site, podendo simular acessos que na realidade nunca chegam a existir.

Existem várias teorias acerca do porquê da existência deste tipo de spam, no entanto, este tipo de ataques ainda não está totalmente compreendido e/ou controlado, não havendo sequer uma posição oficial da própria Google.

Os problemas imediatos destes ataques são:
- viciar as estatísticas do Google Analytics podendo ser tomadas decisões de alteração/ investimento no site ou em campanhas de marketing com base em dados errados;
- permitir o download de vírus nos dispositivos que, através do Analytics, consultam os sites do suposto "referral".
Mas o mais preocupante é que estes ataques podem estar a ser utilizados como meio para difundir sites com produtos ou conteúdos que normalmente são bloqueados, o que poderá resultar na inclusão do seu próprio site nas listas negras e ser também ele bloqueado.

Como identificar estes ataques no Google Analytics?
Os spammers de referral mais conhecidos são:
• darodar.com (e subdomínios)
• econom.co
• ilovevitaly.co (e subdomínios)
• semalt.com (e subdomínios)
• buttons-for-website.com
• see-your-website-here.com
• simple-share-buttons
• free-share-buttons
mas a lista é mais extensa e continua a crescer.

Outros sinais de que os acessos referral podem ser spam são tempos de permanência 0 (zero) e taxas de rejeição de 100%.

Alguns cuidados a ter desde já:
• na consulta do Google Analytics, nunca seguir os links apresentados no canal "referral" (esta pode ser uma forma de propagação de vírus)
• desconfie de aumentos não esperados nos acessos ao site por referral, faça uma análise dos dados deste canal e tome em consideração eventuais desvios antes de tomar decisões
• na administração do analytics do seu site, nas definições, ative a opção "Bot Filtering" / "Filtrar Bot" (esta ação permitir eliminar dos seus relatórios uma parte dos ataques)

Se os ataques forem muito significativos, pode considerar desenvolver outro tipo de ações, como, por exemplo, bloqueios ou mesmo alterar o ID do seu site.

Vamos manter-nos atentos a este problema.